Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

Projetos de Pesquisa

Projeto: Linguagem, Educação e Saúde no Trabalho Rural das Comunidades Pomeranas do Espírito Santo

Coordenadora: Maria Angela Pizzani Cruz (CEES)

E-mail: maria.cruz@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: Contribuir para a diminuição do índice do uso de agrotóxico entre os pomeranos.

Objetivo Específico: Contribuir com a redução do índice de agrotóxico entre as comunidades pomeranas de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Santa Teresa e Santa Leopoldina.

Integrantes: Gilcemar Antonio Pereira Endlich, Maria Angela Pizzani Cruz

 

 

Projeto: Segurança e Saúde do Trabalhador da Educação Básica no Estado do Pará

Coordenadora: Doracy Moraes de Souza (CEPA)

E-mail: doracy.souza@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: Ampliar a divulgação da importância de temas do campo da Segurança e Saúde do Trabalhador na dinâmica institucional de escolas públicas e privadas em escolas de educação básica.

Objetivo Específico: Dar continuidade às atividades de estreitamento de parcerias com profissionais lotados em escolas públicas e privadas para a divulgação da importância da prevenção de acidentes relacionados ao trabalho.

Integrantes: Doracy Moraes de Souza, Laura Soares Martins Nogueira

 

 

Projeto: Formas Contemporâneas de Trabalho e Impactos à Saúde do Trabalhador: Estudos de Casos na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Coordenadora: Maria do Rosário Sampaio (CRMG)

E-mail: maria.sampaio@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: o objetivo geral deste projeto é investigar impactos da quarta revolução tecnológica fundamentada nas tecnologias de produção e gestão de base digital e centradas em elementos da inteligência artificial sobre fatores de mal-estar em profissionais da região metropolitana de Belo Horizonte (MG). Ele deverá responder á questão: Quais implicações da quarta revolução tecnológica - de base digital e centradas em elementos da inteligência artificial - sobre o mal-estar de trabalhadores(as) inseridos no mercado de trabalho da região metropolitana de Belo Horizonte (MG)?

Objetivo Específico: Entender impactos das novas formas de trabalho, inclusive as associadas a revolução tecnológica, na saúde mental do trabalhador ,visando subsidiar a formulação de politicas públicas dedicadas à prevenção e a minimização dos adoecimentos. Formar grupo de pesquisa envolvendo os organismos municipais e estaduais de assistência aos adoecidos. Entrevistar psiquiatras, formar grupo focal com trabalhadores adoecidos.

Integrantes: Celso Amorim Salim, Erico da Gama Torres, Maria do Rosário Sampaio

 

 

Projeto: Efeito do estresse na atenção e seus impactos na aprendizagem de adultos

Coordenador: Cleiton Faria Lima (CTN/SAE)

E-mail: cleiton.lima@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: Investigar o efeito do estresse na atenção e seus impactos na aprendizagem de adultos.

Objetivo Específico: 1. Investigar a atenção no processo de ensino-aprendizagem do adulto. 2. Identificar efeitos do estresse sobre o processo cognitivo da atenção. 3. Verificar impactos do efeito do estresse sobre a atenção na aprendizagem de adultos.

Integrantes: Aparecido José Couto Soares, Cleiton Faria Lima, Jefferson Peixoto da Silva.

 

 

Projeto: Difusão de Conteúdos Educativos e Técnico-Científicos em SST em Plataformas Mobile

Coordenador: Cleiton Faria Lima (CTN/SAE)

E-mail: cleiton.lima@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: Potencializar o alcance a conteúdos educativos e técnico-científicos em SST da Fundacentro para difusão de conhecimentos que contribuam na promoção em SST por meio de plataforma mobile.

Objetivo Específico: Potencializar o alcance a conteúdos educativos e técnico-científicos em SST da Fundacentro para difusão de conhecimentos que contribuam na promoção em SST por meio de plataforma mobile

Integrantes: Cleiton Faria Lima, Eduardo Garcia Garcia, Fernando Timoteo Fernandes, Flavio Barbosa Galvão, Jefferson Peixoto da Silva.

 

 

Projeto: Segurança e Saúde no Trabalho de jovens: das condições de trabalho e de formação para o trabalho à proposição de ações preventivas

Coordenador: Jefferson Peixoto da Silva (CTN/SAE)

E-mail: jefferson.silva@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: Realizar estudos sobre as condições de trabalho e formação para o trabalho de jovens, no que diz respeito a políticas e práticas de SST, e contribuir, por meio de estudos e ações educativas, para a redução dos altos índices de acidentalidade envolvendo jovens trabalhadores.

Objetivo Específico: Contribuir por meio de estudos e pesquisas para a elaboração e aprimoramento de Políticas Públicas e ações educativas de SST voltadas ao público Jovem. Difundir conhecimentos de SST para o público jovem. Colaborar com instituições envolvidas com a implementação, manutenção e melhoria de políticas públicas e ações educativas voltadas a jovens trabalhadores.

Integrantes: Cleiton Faria Lima, Eliane Vainer Loeff, Gerikson Beserra Nunes, Luiz Augusto Damasceno Brasil, Jefferson Peixoto da Silva, Sonia Maria Jose Bombardi.

 

 

Projeto: Práticas Integrativas e Complementares (PICs) no cuidado em Saúde Mental

Coordenadora: Marcela Sarto Alvares Otero Pontes (CTN/SAE)

E-mail: marcela.sarto@fundacentro.gov.br

Objetivo Geral: Estudar a Política Nacional de Práticas integrativas e Complementares no SUS (PnPiC) e analisar as interfaces e possibilidades de sua contribuição no campo da Educação e da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho.

Objetivo Específico: Estudar as Práticas integrativas e Complementares no SUS (PnPiC). 2. Analisar as interfaces e possibilidades de sua contribuição no campo da Saúde Mental Relacionada ao Trabalho e da educação do trabalhador. 3. Identificar fatores e práticas preconizadas pela PnPiC que possam contribuir para a promoção e prevenção do adoecimento mental relacionado ao trabalho e na elaboração de material educativo que possa subsidiar ações educativas para tal finalidade.

Integrantes: Marcela Sarto Alvares Otero Pontes

FUNDACENTRO - Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.
Sede: Rua Capote Valente, Nº 710 - CEP: 05409-002 - SÃO PAULO-SP - BRASIL - CAIXA POSTAL: 11.484 / CEP: 05422-970
Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução total ou parcial sem a permissão da Instituição.