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Perguntas Frequentes Cursos

1. Como posso ser informado sobre os cursos a serem realizados pela Fundacentro?

 

Todos os anos, entre o fim de Fevereiro e o início de Março, publicamos nossa programação de cursos para o ano em questão por meio do nosso calendário de cursos. No entanto, a realidade das constantes demandas torna dinâmica nossa oferta de cursos, razão pela qual sugerimos que os interessados visitem regularmente nosso site e a página de cursos para atualização constante das novidades. Havendo necessidade de informações sobre algum curso em específico, enviar a consulta pelo Fale Conosco/cursos.

 

2. Quais são as localidades nas quais a Fundacentro realiza cursos e como obter mais informações sobre as programações locais? 

 

A princípio, a Fundacentro oferece cursos tanto em seu Centro Técnico Nacional, localizado em São Paulo, como também nas suas demais unidades, presentes em todas as regiões do país e o principal canal para divulgação dos mesmos é o nosso portal de cursos. Caso precise de informações específicas sobre cursos a serem realizados em sua localidade, mas não tenha encontrado o que procura em nosso portal, você pode entrar em contato com a unidade mais próxima da sua localidade. A relação completa e os dados para contato podem ser obtidos no site da Fundacentro, clicando em Institucional e depois em Unidades da Fundacentro.

 

3. Os cursos realizados pela Fundacentro são gratuitos?

 

Sim, os cursos realizados exclusivamente pela Fundacentro são gratuitos. Geralmente solicita-se aos participantes apenas que façam uma contribuição simbólica de alimentos e/ou demais artigos de necessidades básicas que são destinados a instituições filantrópicas, conforme orientações prestadas no ato da inscrição.

 

4. Como se dá o processo de inscrição?

 

O processo de inscrição para os cursos publicados em nosso portal acontece basicamente de duas formas: por análise curricular ou por sistema eletrônico. A indicação sobre qual das duas modalidades será adotada é apresentada na página de inscrições junto às demais informações pertinentes a cada curso.

 

5. Como funciona o processo de inscrição por análise curricular?

 

O interessado envia as informações solicitadas para o email indicado na página de inscrições e aguarda a devolutiva, também por email. O envio das informações deve ser feito dentro do prazo estabelecido a fim de garantir que o coordenador técnico do curso tenha tempo hábil para analisar os currículos e efetuar a seleção dos candidatos. Por esta razão, os emails enviados fora do prazo fixado não são considerados.

 

6. Como funciona o processo de inscrição por sistema eletrônico?

 

O interessado acessa a página de inscrições a partir do dia e horário programados para a abertura do sistema e ao clicar no botão “inscreva-se” ele é direcionado a uma página de pré-cadastro na qual deve inserir algumas informações pessoais básicas. O acesso ao formulário de pré-cadastro é condicionado à existência de vagas, as quais são preenchidas por ordem de inscrição e uma vez encerradas levam automaticamente o sistema ao seu fechamento, a fim de não criar expectativas que não poderão ser atendidas. O candidato direcionado ao formulário de pré-cadastro tem um tempo limite de dez minutos para finalizá-lo e caso ultrapasse esse tempo perderá o direito à vaga que voltará a ficar disponível na página de inscrições.

 

7. Quais dados me serão solicitados pelo sistema no ato da inscrição?

 

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o seguinte: CPF e senha de acesso, número do RG, nome completo, data de nascimento, nível de formação, área de formação, profissão, empresa, ramo de atividade, endereço completo, email e telefone(s).

 

8. O prazo de dez minutos é suficiente para o preenchimento das informações solicitadas no formulário que deve ser preenchido no ato da inscrição?

 

O tempo estimado para o preenchimento das informações que o formulário requer é de menos de dois minutos, mas o limite foi estabelecido em dez minutos a fim de garantir tempo hábil de preenchimento às pessoas com mobilidade reduzida decorrentes de deficiências congênitas ou adquiridas.

 

9. Após a abertura do sistema, por quanto tempo ele ficará aberto para que eu possa fazer a inscrição?

 

Em virtude da grande procura, recomendamos que o interessado se programe para acessar o sistema no momento exato de sua abertura para as inscrições, uma vez que a soma de alguns fatores como o grande reconhecimento pela qualidade dos nossos cursos, sua gratuidade e a simultaneidade que o sistema de inscrições pela internet permite, tem levado a um rápido encerramento das vagas, não sendo possível precisar o tempo em que as vagas continuarão disponíveis.

 

10. Acessei a página com antecedência para garantir participação no processo de inscrição, mas na hora exata da abertura das inscrições o link não apareceu, o que aconteceu?

 

A abertura do processo de inscrições no horário programado não tem influencia sobre o navegador utilizado pelo usuário, por este motivo, se o candidato acessar a página de inscrições antes do horário programado para abertura das inscrições e não houver atualização da página do seu navegador, o link para a inscrição não aparecerá. Por essa razão, o candidato deve atualizar a página do seu navegador a partir do momento de abertura do processo de inscrições.

 

11. O processo de inscrição se iniciou, mas em questão de minutos se encerrou, o que houve?

 

A procura pelos nossos cursos é muito grande e eles atraem candidatos de diversas partes do país, o que pode gerar o acesso de centenas e até milhares de pessoas ao mesmo tempo, ocasionando o encerramento das inscrições em poucos minutos, dado o dinamismo que o processo eletrônico de inscrições permite e o grande volume de procura. Consta em nossos levantamentos casos de mais de mil acessos simultâneos para períodos de abertura de inscrições que contavam com apenas 30 ou 35 vagas disponíveis.

Por esta razão pedimos a compreensão dos candidatos e informamos que estamos nos empenhando para, dentro de nossas possibilidades, ampliarmos nossa oferta de vagas/cursos.

Cabe acrescentar, que os cursos ofertados pela Fundacentro são ministrados por profissionais de alto nível os quais possuem uma longa e reconhecida atuação na área. No entanto, tendo em vista que a Fundacentro é uma instituição de pesquisa e que seus profissionais se encontram empenhados no atendimento de demandas crescentemente diversificadas e geralmente simultâneas, a oferta de cursos está sujeita a disponibilidade de proposição e atendimento.

 

12. Acessei a página de cursos no momento indicado para a abertura das inscrições, mas a página exibiu mensagem de erro. Quando consegui acessar as vagas já tinham se esgotado, o que aconteceu?

 

Trata-se de problema geralmente ocasionado pela sobrecarga de acessos simultâneos ao site. Favor consultar os itens 9 e 11 para mais informações. Consta em nossos levantamentos casos de mais de mil acessos simultâneos para períodos de abertura de inscrições de cursos. Nem todos os cursos geram uma procura tão alta, mas tendo em vista esses casos específicos, nossa equipe técnica vem estudando possibilidades de melhorias tanto da infraestrutura do sistema quanto da possibilidade de ampliação da oferta de vagas/cursos.

Desses esforços resultou a disponibilização de um recurso que permite ao usuário retomar o processo de inscrição que eventualmente tenha sido interrompido por instabilidade no sistema. Neste caso, o candidato deverá retornar à página de inscrição e acionar o botão que ficará disponível para retomar a inscrição "caso já tenha iniciado sua inscrição e não conseguiu concluí-la".

O retorno deve ser imediato, pois o sistema permitirá a retomada da inscrição apenas durante o tempo que restar para o candidato concluir sua inscrição, conforme período informado nos itens 6, 8 e 9. A partir do momento que o candidato retornar à página de inscrição e se identificar por meio de seu CPF e senha, ele terá o período de inscrição renovado por mais dez minutos.

 

13. O site mostrou a seguinte mensagem: “INSCRIÇÕES ENCERRADAS”, mas, ao entrar novamente apareceu o seguinte: “INSCREVA-SE”. O que aconteceu?

 

Caso o tempo limite estabelecido para o preenchimento da ficha de inscrição seja ultrapassado (vide questões 6 e 8), a vaga volta para o site, por isso, a página pode exibir vagas remanescentes quando atualizada. Essas informações são válidas tanto para a lista da turma única quanto para a lista de espera. Após o encerramento completo das vagas, o sistema é encerrado definitivamente.

 

14. Eu consigo fazer minha inscrição na Turma Única e Lista de Espera ao mesmo tempo?

 

O candidato só pode efetuar sua inscrição na Lista Principal (Turma Única) ou na Lista de Espera, não podendo fazê-lo em ambas, pois o sistema não aceita duplicidade de inscrição e não realoca automaticamente de uma lista para outra.

 

15. Fiz meu cadastro, mas no ato da inscrição para o curso precisei digitar novamente minhas informações pessoais. Minhas informações pré-cadastradas não podem ser utilizadas?

 

O sistema de inscrição para os cursos não opera com base no pré-cadastramento de participantes como acontece com o sistema que gerencia as inscrições para palestras e outros eventos específicos. Sendo assim, é necessário preencher todos os dados para efetivação da inscrição em cada curso pretendido.

 

16. Já participei de curso(s) na Fundacentro, mas perdi o acesso ao meu e-mail cadastrado. Como faço para alterar meu email de cadastro?

 

Enviar solicitação pelo Fale Conosco da página de cursos, informando no campo “Mensagem” o número de seu CPF e os dados que deseja alterar.

 

17. Participei de curso(s) na Fundacentro e por isso já sou cadastrado, mas no ato da inscrição esqueci minha senha de acesso ao sistema. Como faço para recuperar?

 

Após o início das inscrições no curso, clicar no link “Inscreva-se”, onde deverá inserir seu CPF e em seguida “Verificar”. Clique em “Esqueci minha senha” e digite o código verificador que aparecerá na tela. Um link será encaminhado para o seu email; acesse-o e siga as instruções para gerar uma nova senha. É conveniente alterar para uma nova senha de sua fácil memorização durante o preenchimento do formulário de inscrição.

Não é recomendado que o procedimento citado seja executado no momento exato das inscrições, uma vez que a dinâmica da procura pelos nossos cursos é muito grande. Caso o candidato tenha interesse de se inscrever em algum curso e não esteja seguro da conformidade de sua senha, sugere-se que o procedimento de recuperação de senha seja feito previamente. É possível fazê-lo acessando o site da Fundacentro, clicando em cursos e eventos > certificado de curso > emissão de certificado; depois digitar número do CPF e clicar em esqueci minha senha ou alterar minha senha. Depois, seguir as instruções.

 

18. A Fundacentro emite certificado de participação nos cursos?

 

Sim, o participante recebe ao final do curso o certificado de participação, desde que apresente a frequência mínima exigida para cada curso. A frequência mínima exigida é sempre igual ou superior 75%.

 

19. Eu participei do curso, como faço para receber meu certificado?

 

O aluno poderá retirar seu certificado através do nosso site em Cursos e Eventos > Certificado de Cursos > Emissão de Certificado. O candidato deverá informar o seu CPF e a senha que foi criada. Caso o aluno tenha esquecido sua senha, deverá clicar em ESQUECI MINHA SENHA e seguir as orientações para gerar uma nova senha (vide questão 17). Este procedimento só se aplica aos candidatos que participaram de cursos realizados a partir da implementação do sistema eletrônico de certificação em Outubro de 2013. Os demais receberam o certificado impresso quando da conclusão do curso e em caso de necessidade de segunda via, devem observar as orientações prestadas no item 20.

 

20. Como faço para obter 2ª via do certificado?

 

Os candidatos que participaram dos cursos de habilitação profissional realizados pela Fundacentro entre 1973 e 1986 (Auxiliar de Enfermagem, Enfermagem do Trabalho, Engenharia de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Supervisor de Segurança do Trabalho/Técnico) deverão fazer a solicitação pelo sistema clicando no ícone “Documentação de cursos de 1973 a 1986” da página de cursos e preenchendo o formulário próprio. Os demais deverão observar as orientações prestadas no item 19. Para aqueles cursos realizados antes da certificação digital implementada a partir de Outubro de 2013, enviar solicitação via Fale Conosco/Cursos, informando número de CPF, ano, curso realizado, telefone(s) e o endereço completo para o envio do documento.

 

21.  Fiquei sabendo que haverá uma palestra na Fundacentro, mas não consegui localizá-la no portal de cursos, o que houve?

 

Devido à natureza e especificidades das ações, os eventos tais como palestras, congressos e seminários possuem um portal próprio para divulgação e inscrição. O Portal de cursos destina-se apenas a prestar informações sobre os cursos. Os candidatos interessados em participar dos eventos promovidos pela instituição devem acessar diretamente o portal de eventos.

 

22.  Como faço para obter informações sobre a Pós-Graduação da Fundacentro?

 

O Programa de Pós-Graduação da Fundacentro possui um portal próprio para que o candidato obtenha todas as informações de interesse. Ele pode ser acessado a partir da aba superior Pós-Graduação disponibilizada no site da Fundacentro.