Carregando... Carregando...
 
Busca Simples

O Método da Árvore de Causas na Investigação e Análise de Acidentes de Trabalho

TURMA 2

Data:  06/11/2019 à 08/11/2019
Horário: 09h às 16h30min
Local do Curso:  São Paulo - SP

Importante

ATENÇÃO: LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ANTES DE EFETUAR O CADASTRO.

As inscrições estarão disponíveis nesta página a partir do dia 21/10/2018 às 15h00min.

Inscrições

ATENÇÃO: LEIA ATENTAMENTE AS INFORMAÇÕES ANTES DE EFETUAR O CADASTRO.

-Informamos que o candidato que não comparecer ao curso sem aviso prévio de desistência não participará dos próximos cursos previstos, mesmo que efetue a inscrição pelo site.

Endereço:
Rua Capote Valente, 710  -  Bairro:  Pinheiros
CEP:  05409-002  -  Cidade:  São Paulo  -  Estado:  SP
Telefone(s):
  • (11) 3066-6365
Professor(es):
  • Leonidas Ramos Pandaggis

Observação

A página de inscrições não atualiza automaticamente, portanto não se esqueça de atualizar a página do seu navegador clicando na tecla F5.

Para melhor compreensão do processo de inscrição, recomendamos que leia o nosso PERGUNTAS FREQUENTES CURSOS localizado na barra lateral esquerda. (http://www.fundacentro.gov.br/cursos-e-eventos/perguntas-frequentes).

Programa

1. Introdução Os Programas de Segurança e Saúde das empresas e a investigação de acidentes do trabalho. O fenômeno acidente e as concepções causais. 2. O Método ADC Requisitos necessários à aplicação: domínio e precisão de linguagem, distinção entre fatos objetivos, opiniões, comentários e julgamentos. Fundamentos teóricos, conceitos e categorias de análise. 3. As etapas de aplicação do Método ADC: Coleta, organização e classificação das informações relativas ao acidente de trabalho. Construção da árvore: estabelecimento de relações lógicas entre fatos e suas representações gráficas. Leitura e interpretação da árvore. Medidas de prevenção: identificação, seleção, implantação e acompanhamento. 4. Exercícios de aplicação: casos de acidentes de trabalho.

Objetivo

Proporcionar aos participantes uma iniciação teórica e prática à utilização do Método da Árvore de Causas, de maneira que se tornem capazes de, na investigação e análise de acidentes de trabalho, obter um conjunto amplo de determinantes, condição imprescindível à compreensão objetiva do acidente de trabalho e à formulação de medidas de prevenção eficazes. I. discutir o papel e a inserção da investigação e análise dos acidentes de trabalho nos Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho nas organizações; II. apresentar e discutir as principais concepções causais do acidente de trabalho; III. apresentar e discutir as definições mais usuais de acidentes de trabalho, como a dos cursos de formação de profissionais de segurança no trabalho, a do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, a da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, da Enciclopédia de Segurança e Saúde no Trabalho da OIT e a exarada pelo INRS - Institute National de Recherche et de Sécurité, da França. IV. apresentar e discutir conceitos como o de culpa, responsabilidade, segurança intrínseca, acaso, fatalidade, livre arbítrio e outros, visando a desconstrução conceitual do paradigma do ato inseguro versus condição insegura como explicação para os acidentes de trabalho; V. apresentar e discutir os fundamentos do método da árvore de causas; VI. promover a aplicação do método em exemplos fornecidos pelo docente, com os participantes organizados em grupos, de forma que se explicite a qualidade do resultado obtido e sua relevância para o refinamento contínuo do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalho praticado pela organização.

Público

Aberto ao Público

Metodologia

O curso se divide em dois módulos. O primeiro se concentra na explanação teórica dialogada, buscando a homogeneização conceitual dos participantes. O segundo, de caráter prático, consiste em dividir os alunos em grupos e instá-los a aplicar o método na análise de acidentes propostos pelo docente.

Carga Horária

18 hs.

Coordenação Técnica

Leonidas Ramos Pandaggis e Cleiton Faria Lima